Mais notíciasNotícias

COMUNICADO

RETOMA DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, POR MARCAÇÃO, NA REDE CONSULAR DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - 8 DE JUNHO


É com muito particular satisfação que se informa que foi decidido retomar o atendimento presencial, por marcação, em toda a rede consular de Portugal, nos Estados Unidos da América, a partir do próximo dia 8 de junho.


Continuam, no entanto, a impor-se medidas de prevenção e mitigação da Covid-19, em consonância com as decisões adotadas pelas autoridades norte-americanas federais, estaduais e locais.
 
Assim, o atendimento ao público obedecerá às seguintes regras:

  • apenas serão atendidos utentes com agendamento prévio (sem walk-ins), exceto onde tal se não afigure tecnicamente possível;
  • todos os utentes e acompanhantes deverão usar máscara;
  • os utentes deverão seguir escrupulosamente as indicações do pessoal dos postos consulares, nomeadamente as relativas ao cumprimento das regras de distanciamento social.

A prioridade no atendimento será concedida às marcações que foram canceladas, em virtude da pandemia.

A retoma do atendimento ao público abrange os Consulados-Gerais de Nova Iorque, Boston, São Francisco e Newark, o Consulado de New Bedford, o Vice-Consulado de Providence, a Secção Consular da Embaixada em Washington e, ainda, o Consulado Honorário de Connecticut.


No caso da Flórida, foi decidido reforçar a presença junto da comunidade, no conjunto do Estado, através de um regime de presenças consulares, regulares e alternadas, entre Palm Coast e Miami. O novo regime entrará em vigor logo que tenha sido possível assegurar a transferência do equipamento e acervo do Estado, presentemente nas instalações do antigo Consulado Honorário de Palm Coast.  As presenças consulares em Miami manter-se-ão, mesmo após a reativação do Consulado Honorário de Palm Coast.


O Embaixador de Portugal e os titulares dos Postos Consulares aproveitam esta oportunidade para agradecer a compreensão, civismo e sentido de responsabilidade que caraterizaram a atitude dos utentes, e da comunidade portuguesa e luso-americana, em geral, lamentando, mais uma vez, os contratempos que a suspensão temporária do atendimento a que nos vimos obrigados inevitavelmente causou.


 

Com o objetivo de prestar informação aos portugueses que estiveram transitoriamente em viagem no estrangeiro e com dificuldades de regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19, serviço assente num endereço de e-mail e num número de telefone dedicado.

Esta linha de emergência para viajantes que tem estado disponível desde 16 de março, recebeu e tratou mais de 20 mil comunicações telefónicas e por email e esteve sempre complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia.

A linha de emergência continuará disponível no horário entre as 9 e as 17 horas até ao dia 29 de maio, passando as chamadas telefónicas e emails a ser recebidas e respondidas com apoio acrescido do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia (+ 351 217 929 714 | + 351 961 706 472 | gec@mne.pt).

Para mais informações consulte:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/linha-covid-19

Esta sexta-feira, dia 22 de maio de 2020, é dia do Autor Português.

A Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA), em articulação com Pedro Seromenho, escritor, contador de histórias e ilustrador infanto juvenil, apoiará a sessão online que o autor preparou para os EUA com uma hora do conto com ilustração ao vivo, que decorrerá pelas 14h00m (Costa Leste) e pelas 11h00m (Costa Oeste).

O Consulado Geral de Portugal em São Francisco incentiva todos os/as professores/as, alunos/as, comunidades educativas, bibliotecários/as e potenciais interessados a participarem nesta sessão, que será dinamizada na página de Facebook do autor.

Poderão aceder a este evento através do link:

https://www.facebook.com/1530156101/posts/10215816853284178/?d=w

Pedro Seromenho realizará três sessões online para todas as escolas, bibliotecas, centros culturais e comunidades de portugueses espalhados pelo mundo. Às 9h00m (de Portugal Continental) fará uma apresentação para a Europa, Macau e Timor-Leste. Às 11h30m  (de Portugal Continental) será a vez de encantar os PALOP e, às 19h00m (de Portugal Continental), a viagem terminará nas Américas (EUA, Brasil e Canadá). 

Prolongamento da validade dos documentos de identificação até 30 de outubro

O Decreto-Lei n.º 22/2020,  publicado dia 16 de  maio, entre outras medidas, estabelece no n.º 2 do artigo 16º, o prolongamento da validade dos documentos de identificação, nomeadamente do cartão de cidadão, de certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, carta de condução, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, bem como as licenças e autorizações cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente Decreto-Lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores são aceites, nos mesmos termos, até 30 de outubro de 2020.

Agendamentos online

agendamentoonline 1

 

O Consulado Geral de Portugal em São Francisco tem agora em vigor um mecanismo de marcações online APENAS. Para fazer uma marcação, clique aqui e siga as instruções.

Todas as marcações têm que ser efetuadas através deste sistema - as marcações por email ou telefone não são aceites.

  • Marcações para Visto devem ser feitas através da VFS - Global, e não através do Consulado.

Vistos

vistosonline 1

Contactos

3298, Washington Street
San Francisco, CA 94115
EUA

+(1 415) 346 34 00/01
sfrancisco@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático