As recentes decisões da Administração Federal norte-americana e das autoridades dos Estados afetados, para tentar conter a epidemia do COVID-19, implicaram a adoção de medidas fortemente restritivas, visando a limitação generalizada de ajuntamentos, deslocações de pessoas, bem como do próprio funcionamento de serviços.

Atendendo a este cenário, e tendo como primeira preocupação a proteção de utentes, funcionários e respetivas famílias, a Secretaria de Estado da Comunidades Portuguesas, com a concordância da Embaixada de Portugal em Washington, D.C., autorizou a suspensão temporária dos serviços ao público de todos os Postos Consulares da Rede Consular de Portugal nos EUA, até nova ordem, a partir de terça-feira, 17 de março de 2020.

Todas as marcações existentes serão canceladas. Assim que for possível assegurar novamente o atendimento ao público, procurar-se-á repor as marcações existentes nesta data.

Durante o período de encerramento ao público, os Postos assegurarão apenas o atendimento de emergências, desde que devidamente comprovadas, que deverão ser sinalizadas para os emails a disponibilizar pelos Postos Consulares.

Considera-se situação emergência a necessidade de emissão de um Título de Viagem Único ou passaporte temporário, ou apoio às consequências de casos graves de acidentes viação ou similares que possam requerer trasladação vítimas mortais e em que emissão documentação pertinente tem ser efetuada, ou ainda outras situações a serem avaliadas localmente.

A emissão de documentos de viagem ou de identificação, a entrega dos mesmos, bem como os atos de registo civil e de notariado não são considerados emergências, atendendo ao confinamento generalizado que está em vigor.

Apelamos à compreensão de todos, importando ter presente que o objetivo desta medida é proteger a comunidade em geral.

Os contactos de emergência do Consulado-Geral são os seguintes: sos.consuladosf@gmail.com e sfrancisco@mne.pt; telefone: 415-231-9048.

Linha COVID 19 para apoio aos Portugueses transitoriamente em viagem no estrangeiro: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/linha-covid-19

  • Partilhe